quinta-feira, 13 de março de 2008

Estrada certa!

Antes mesmo da terceira consulta estávamos insatisfeitos com a médica resolvemos que iríamos à consulta apenas para ter um acompanhamento até encontrarmos alguém com idéias e procedimentos que concordássemos. Só pra contar um pouco, entre outras coisas, percebemos que ela é especialista em cesárea, a maioria de suas pacientes fez ou tem sua indicação para fazer uma cesárea, de forma precipitada. Isso é predominante principalmente nos hospitais particulares de São Paulo! Em alguns hospitais o número de cesáreas chega a 90%!!!

Como nossa preferência é o parto normal, fomos à procura de uma médica que atendesse o nosso perfil. Além disso, como entendemos que o (a) médico (a) deve ser um (a) parceiro (a) e não um Deus que usa técnicas e aparelhos modernos, de forma indiscriminada, a partir de um discurso vazio e uma prática fria e massiva. Então, fomos buscar cúmplices para que pudéssemos participar ativamente das decisões e para que os rumos da gestação e do parto estivessem em nossas mãos.

Foi quando descobrimos (eba!) o Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (GAMA). A proposta é a defesa do parto humanizado, é a mulher se apropriando de seu corpo e de sua gestação e o incentivo ao parto natural.
Para isso, entre outras atividades, o GAMA promove encontros semanais para discussões sobre gestação e parto. Quem coordena os encontros é a Ana Cris, educadora perinatal e doula.
Participam do grupo de discussão grávidas, casais grávidos, mães e pais. Desde quando começamos a participar conversamos sobre os tipos de parto, tipos de anestesia e relaxamento no parto (como relaxar).
Começamos freqüentar o Grupo no dia 07 de fevereiro e pretendemos continuar...pois está sendo muito, mas muito bacana!!!

Um comentário:

vovó aparecida disse...

Todo o meu apoio e desejo que no final dessa estrada, o tão bem-vindo bebê, seja o início do mais feliz caminho!